quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O MARKETING DO SESMT - COMO FAZÊ-LO EM SUA EMPRESA

Por diversas vezes, defrontamos-nos com desafios do marketing de alguns produtos: Não basta que o produto seja bom, ele também deverá ser vendido.

1. Fale à linguagem que a empresa entende.
É necessário inicialmente entender o que é empresa, sob o ponto de vista não nosso, mas das demais áreas: um empreendimento de acionistas ou sócios, visando fundamentalmente o lucro, e cujo Idioma básico são os números: toneladas de produção, milhares de peças produzidas, índice de aproveitamento de matéria-prima, índice de absenteísmo, horas-homens-trabalhadas, etc...

Assim, ao apresentar um relatório sobre algum problema, fale do número de dias perdidos, custo com salário de mão-de-obra afastada, custo com indenizações por adicional de insalubridade, etc...

2. Nunca use sentimentos, ao contrário, demonstre suas convicções com dados.
A empresa não entende a linguagem do “eu acho que está acontecendo isto ou aquilo”. O nível decisório da empresa geralmente é formado por Ciências Exatas, e devemos nós, se quisermos vender bem os nossos serviços, entender que, em Ciências Exatas, não são considerados meros argumentos do “acho”.

Assim, um dos grandes desafios para nós, e de grandes resultados práticos, é mostrar, em dados, tudo o que detectamos de errado na empresa.

3. Ao apresentar um projeto, sempre demonstre a relação Custo/Benefício.
Espontaneamente, nenhuma empresa assume qualquer programa se não tiver uma ideia clara do quanto ele vai custar e que benefício ele ira gerar. Algumas sugestões para a relação Custo/Benefício:

    • Redução de n° dias/mês/ano de absenteísmos por determinado tipo de doença, se for adotada uma melhora ergonômica;
    • Redução de pagamento do adicional de insalubridade (ou de periculosidade) de n° mil dólares/mês X medidas de redução da concentração do agente agressor;
    • Redução do gasto com horas-extras em n° mil dólares/mês X medidas de redução de carga de calor ambiental;
    • Custo de modificações ambiental X custo de multa pela DSST, et...
4. Sempre mostrar a vantagem de seus programas para setores fins da empresa.
Ao propor a realização de palestras de promoção à saúde dos trabalhadores, de uma avaliação ambiental, de uma melhoraria ergonômica, de um controle periódico mais especializado, vender a ideia para o gerente de área, mostrando para ele, e não para você ou para o trabalhador.

5. Nunca dizer a um gerente da Empresa: “Você está errado”.
O ser humano normal possui alguns pontos chamados "pontos de enrijecimento", que se tocados, daí para frente, a pessoa se coloca numa posição de defensiva, e dificilmente o aceitará com facilidade. A frase “Você está errado” é uma das principais geradoras de ponto de enrijecimento nas pessoas.

6. Área de serviços tem uma palavra básica: SIM, e tem uma palavra proibida: NÃO.

Assimile o conceito de que a área médica, na empresa, é antes de tudo uma área “meio”, uma “área de serviços”, e que uma área de serviços que se preza, que quer continuar sendo “serviço” tem que ter como principio, como resposta básica, o “sim”, “faremos” e outros termos equivalentes: a resposta “não” só pode ser usada em utilíssimo caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário