domingo, 9 de agosto de 2015

Treinamento Introdutório - Sua Intensão e Roteiro

Sempre que um ou um grupo de novos colaboradores é contratado, o Técnico em Segurança do Trabalho deve reuni-los, se possível antes de iniciarem suas atividades na instituição para o Treinamento Introdutório.

Nele, os novos funcionários deverão tomar ciência das políticas da empresa, normas, direitos e deveres dos funcionários e empregadores. Sempre que alguém é contratado, é natural que ela venha cheia de vontade de mostrar serviço, logo, é no treinamento introdutório que ela deve ser orientada pela primeira vez sobre sua própria segurança no trabalho e também dos riscos de sua atividade.
A ambientação sempre deixa de ser um treinamento para se tornar uma conversa muito prazerosa, e nos da à chance de conhecer um pouco das pessoas que estão chegando.

Independente da profissão que cada um irá exercer, o treinamento introdutório pede certas orientações chave. Por isso, o roteiro de assuntos abaixo é o que eu sigo e agora divido com você leitor:

·         Políticas, visão e objetivos e metas da empresa;

·   Orientações básicas de Segurança do Trabalho “após dizer as políticas e objetivos da empresa, tento aqui orientar que não venham com vícios de trabalho de empresas anteriores e que quem faz sua segurança laboral é você mesmo, a empresa lhe da meios de se proteger.”;

·        O que é o SESMT “aqui, é o momento de mostrar que a Segurança do Trabalho existe para ajudar, não para tolir, e que podem nos procurar a qualquer momento e estaremos prontos a atender e buscar soluções para ajudar no que for possível”;

·         Conceito de acidente;

·         Conceito de acidente do trabalho;

·         Incidente + Pirâmide de Frank Bird;

·         O que leva ao acidente então? Negligência, imprudência, imperícia;

·    Causas dos Acidentes de Trabalho: Ato inseguro, condição insegura, fator pessoal de insegurança;
·         Consequências dos acidentes de trabalho: para empresa, para o colaborador;

·         Tipos de riscos ambientais;

·      Uso dos EPI’s “porém apenas de passagem, pois normalmente o Treinamento Introdutório é seguido pelo Treinamento de EPI, onde o assunto é mais amplamente explorado”;

·       Apresentação do PCMSO... “é fácil falar para quem esta sendo contratado, pois certamente acabaram de fazer os exames adicionais, logo, facilita explicar que há um documento medico laboral que protocola os exames que eles tiveram que fazer para entrar, para mudar de função, periodicamente e para se desligarem da empresa”;


·         Apresentação do PPRA, “Embora seja um documento interno da empresa, ele é de todos, e o funcionário pode solicitar vê-lo para tomar mais ciência dos riscos de sua atividade e até mesmo, ajudar a melhora-lo com sua experiência”.

Como podem ver, o treinamento introdutório é uma ótima maneira de conhecer quem esta chegando e ambienta-los. Uma confusão que sempre surge em sala de aula é a diferença entre treinamento introdutório e Briefing.

Briefing é normalmente um vídeo ou slide passado a quem adentrará uma área restrita, perigosa, complexos industriais por exemplo. É uma ambientação rápida, normalmente seguida de teste para ver se as pessoas absorveram os conceitos que foram explicados. O que é diferente e bem menos abrangente do que o Treinamento Introdutório para novos colaboradores! Pode também o briefing ser apenas uma conversa breve antes de iniciar algo, a final, essa é a definição de briefing!


Nenhum comentário:

Postar um comentário