Quem sou eu:

LUIS HENRIQUE LACERDA PEREIRA

lacerda.luis-tst@hotmail.com
(21) 97297-5949
Perfil no Linkedin

FORMAÇÃO ACADÊMICA

·     Técnico em Segurança do Trabalho (CEFETRIES);

·     Capacitação em Proteção Radiológica Hospitalar, feita pela Radivix (ES);

·     Tecnólogo em Radiologia (UNESA);

· Capacitação em Aplicações Industriais "Supervisor de Radioproteção Substituto - SPR" (Maxim);

CURSOS E TREINAMENTOS NA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

· HUET – Treinamento de Escape de Aeronave Submersa (Shelter – 30/09/2016);


·     CBSP – Curso Básico de Segurança em Plataforma (Shelter – 30/09/2016);

·  COSA – Curso de Operações em Segurança em Altura (Defesa Civil – 13/072017);

·     Capacitação Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – NR10 – E&G Training (07/12/2004);

·   Treinamento de Brigada de Incêndio e Auxiliar de Emergência na Vale (ES – Porto de Tubarão), certificado pela AMR Assessoria & Treinamentos;

·    SGQF – Curso de Formação de Auditor Interno de Sistemas de Gestão da Qualidade (IEL- ES);

· APP/TNC – Análise de Problemas Potenciais / Tratamento de Não Conformidades, (IEL-ES);

·     Treinamento de Liderança em Equipe (ATJuntos);

·  Conceitos Básicos Sobre Equipamentos de Proteção Individual “EPI” – Milmed (ES);

·     Noções de Primeiros Socorros – Milmed (ES);

·     Conceitos Básicos quanto à Prevenção de Riscos em Trabalho em Altura – Milmed (ES);

· Conceitos Básicos quanto à Prevenção de Riscos em Proteção de Máquinas – Milmed (ES).

CONGRESSOS SIMPÓSIOS E CONFERÊNCIAS
· Participação no Seminário Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho, realizado pela Fundacentro e a APS Associados, no dia 05 de agosto de 2011, no auditório do SENAC, Bento Ferreira – Vitória ES.

·   Participação como congressista no 7º Congresso de Radioimaginologia do Rio de Janeiro realizado nos dias 19 e 20/05/2006.

·   Participação no 3º Simpósio do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, realizado nos dias 07 e 08/11/2006.

·  1ª Jornada de Palestras do Curso De Tecnólogo em Radiologia, da Universidade Estácio de Sá, realizado no campus Bangu.

·  7º Encontro Psiconsult - Psicologia e Esporte: A Motivação Para O Sucesso.  Ciclo de palestras da Universidade Estácio de Sá, campus Rebouças, voltado ao esporte para os alunos de Psicologia, Fisioterapia e Radiologia. Realizado dia 11/05/2005.

·   Participação no 2º Encontro Multidisciplinar de Técnicos em Radiologia do Hospital São Vicente de Paulo, realizado dia 16/11/2006.

·  Curso de férias de Técnicas Radiológicas Básicas da Universidade Estácio de Sá, de 17 até 26/06/2006.

·   Participação no Treinamento de Radioproteção do Hospital São Vicente de Paulo, realizado nos dias 30/09 e 07/10/2006.

·   Comparecimento ao debate/palestra da Universidade Estácio de Sá sobre: O Universo Interior e o Projeto Genoma Humano, realizado no campus Paulo de Frontin.

·   Comparecimento à palestra sobre Síndromes e Teratologia, realizado na Universidade Estácio de Sá, campus Paulo de Frontin.

· Comparecimento ao debate/palestra/pesquisa uiniversitária sobre Aids, Medidas Preventivas e Doenças Oportunistas. Realizado na Universidade Estácio de Sá, campus Paulo de Frontin, 09/04/2005.

PRODUÇÃO BILIOGRÁFICA

Trabalho de pesquisa monográfica do curso Tecnólogo em Radiologia com o tema: Utilização da Medicina Nuclear no Diagnóstico e Acompanhamento do Linfoma de Hodgkin. Com o objetivo de produzir um manual explicativo aos pacientes, familiares/acompanhantes e leitores interessados no diagnóstico e acompanhamento da doença de Hodgkin.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA SEGURANÇA DO TRABALHO

·     Local: CIC Vitória “Centro Integrado de Cursos de Vitória (ES)”
Cargo: Docente em Radiologia
Ministrando aulas de Proteção Radiológica, Higiene Hospitalar, Empreendedorismo, Tomografia Computadorizada, Exames Contrastados, Ressonância Magnética, Radioterapia, Desitometria Óssea e outros.

·     Local: Vila Velha Hospital
Cargo: Estagiário Técnico de Segurança do Trabalho
Obtida experiência auxiliando o SESMT e obtendo experiência em inspeções de áreas críticas; Inspeções de obras hospitalares; Inspeções de extintores de incêndio; entrega, recebimento e compra de EPI’s; treinamentos e DDS “diálogos diários de segurança”; levantamento estatístico do CID “Código Internacional de Doenças” dos colaboradores do hospital. 

·     Local: Proativ SMS
Cargo: Estagiário Técnico em Segurança do Trabalho.
Elaboração de Mapas de Risco e documentações como PPRA, PCMSO, PPP, LTCAT, PCMAT, CAT’s e também aplicando treinamentos e DDS.
·     Local: Proativ SMS
Cargo: Auxiliar Técnico em Segurança do Trabalho.
Experiência de campo visitando empresas em variados seguimentos de trabalho como construção civil, indústrias de alimentos, hotelaria, clínicas e áreas industriais como Vale e Samarco. Efetuando nessas áreas análises de risco, fazendo elaboração de mapas de risco, mensurações de ruído “com aparelho DOS-500” e mensuração de calor com Medidor de Stress Térmico INSTRUTHERM “Termômetro de Globo”.

·     Locais: CEFETRIES (ES)
Cargo: Professor Substituto
Experiência também como Professor Subistituto em matérias diversas sobre Saúde, Segurança do Trabalho.

·     Local: Hospital São Luiz (Rede Meridional)
Cargo: Técnico em Segurança do Trabalho
Realização de treinamentos diversos promovendo a conscientização quanto à segurança no trabalho; treinamentos introdutórios de ambientação; DDS; SIPAT; elaboração de documentos como PPRA e PCMSO. Organização do processo eleitoral da CIPA; dimensionamento de EPI’s; inspeções de área; acompanhamento de obras; manutenção de extintores, mangueiras e equipamentos e sinalizações de combate a incêndio. (03/10/2011 - 13/01/2012).

·     Local: Thermica Refrigeração
Cargo: Técnico em Segurança do Trabalho
Inicialmente atuando na sede da empresa, na implantação do Sistema de Qualidade “PRODFOR”, aplicando treinamentos, DDS’s, administrando melhorias e mudanças para adaptação ao sistema de qualidade. Administrava também adaptações e melhorias em documentações da empresa para melhor adequação com o sistema do Prodfor. Responsável também nesse período pela compra e entrega de EPI’s e fazendo cumprir as atribuições do PPRA.
Logo após assumi também o suporte às equipes de SESMT da empresa atuantes nas áreas da Vale e da Samarco, e também dando suporte e treinamentos as equipes de colaboradores atuantes em áreas externas a sede da empresa, como no Ministério Público e outras localidades. 

Em seguida passei a atuar como Técnico em Segurança do Trabalho na área da Vale “Porto de Tubarão”, onde obtive maior experiência com os procedimentos administrativos da Vale, inspeções de qualidade, além de todo o serviço pertinente ao cargo de Técnico de Segurança neste complexo industrial.

Também obtida experiência em obra civil “com empresas subcontratadas agindo em conjunto com o nosso serviço de instalação e reparo de equipamentos de ar refrigerado e fabricação de dutos de ar" espalhados pelas diversas usinas desse complexo industrial.

Experiência também em reuniões iniciais de contrato, e apresentação de medições ”As Built”. Procedimentos de bloqueio e sinalização de segurança em área. Atuando quase sempre em salas elétricas e subestações de energia, obtive maior conhecimento quantos as documentações de segurança e procedimentos para mobilização da equipe para adentrar e executar serviços nessas áreas. Experiência também em acompanhamento e documentações para içamento e transporte de cargas na área da Vale, confecção de passaportes e liberação de veículos para transito dentro do complexo.

Obras e serviços executados na Vale – Porto de Tubarão – Vitória (ES)
USINA VALE 1 e 2:

CONTRATO: Substituição, fornecimento, adaptação e instalação de máquina de ar refrigerado tipo SELF Contained a Ar Remoto e painéis, na SEHCAL3, SE Hidratação de Cal, localizada na Utilidades - US1.

LOCAL: Utilidades hidratação de Cal.
ESCOPO DE SERVIÇO: Instalação, fornecimento e montagem de dutos galvanizados.

Desmontagem e descarte dos dutos, filtros e equipamentos existentes no âmbito da casa de maquinas; Liberação de montagem de Andaimes no âmbito da Sala Elétrica (Escopo VALE); Desmontagem e descarte dos dutos existentes no âmbito da Sala Elétrica; Fabricação dos novos dutos no âmbito da Sala Elétrica; Montagem dos novos dutos no âmbito da Sala Elétrica; Fabricação dos novos dutos no âmbito da Casa de Maquinas; Montagem dos novos dutos no âmbito da Casa de Maquinas; Fornecimento/Instalação de grelhas e venezianas.

Obras civis (demolição, construção, pintura e fixação):

Contratação de empresa de Obras Civis; Demolição de alvenarias e descarte de entulho; Construção de paredes, confecção de bases e arremates; Instalação de iluminação; Instalação de Porta e de escada de acesso; Pinturas.

Montagem Eletromecânica de Refrigeração: Execução das interligações frigorificas; Instalação da Unidade Evaporadora; Instalação das Unidades Condensadoras; Instalações e Interligações Elétricas.

USINA 3 ITABRASCO:

CONTRATO: Substituição, fornecimento, adaptação e instalação das máquinas de ar refrigerado tipo SELF Contained a Ar Remoto e painéis de comando e força das maquinas, na subestação do pelotamento 3a Utilidades - USINA 3
LOCAL: 3R20; 3SEPE-MT; 3SEPE-BT; 3SEPE-SCHENCK; 3PRSE E 3R80.

ESCOPO DE SERVIÇO: Obras civis (demolição, construção, pintura e fixação). Desmontagem das Máquinas para Transporte (Recomposição de Alvenarias, confecção de bases e arremates; Montagem de fechamento metálico com cobertura para unidades condensadoras; Pinturas.

Montagem Eletromecânica de Refrigeração. Instalações dos novos Painéis e Interligações Eletricas dos Selfs existentes nas usinas: 3PRSE; 3SEPE-BT; 3SEPE-MT; 3SEPE-SCHENCK; 3R80; 3R20.

Instalação de dois novos Selfs Contained Codex Tosi 15tr a ar remoto na 3R20:

Execução das instalações das linhas frigorigenas; Remontagem do equipamento Self de Ar condicionado novo – 01; Instalação e Start up de Self de ar condicionado novo – 01; Remoção do equipamento Self de ar condicionado 02 e Remontagem do equipamento Self de Ar condicionado novo – 02; Instalação e Start up de Self de ar condicionado novo – 02; Instalações e Interligações Eletricas do novo Self incluso fornecimento de Painéis – 01; Instalações e Interligações Eletricas do novo Self incluso fornecimento de Painéis – 02.

USINA 4 HISPANOBRAS:

CONTRATO: Substituição, fornecimento, adaptação e instalação das máquinas de ar refrigerado tipo SELF Contained a Ar Remoto e painéis de comando e força das maquinas, nas SE do pelotamento 4SEPE1 e 4SEBT, Precipitador Eletrostático 4R20, 4SEPBT e Moagem 4.

LOCAL: 4SEM; 4SEPE-BT; 4R20 E 4R80

ESCOPO DE SERVIÇO: Obras civis (demolição, construção, pintura e fixação). Demolição de alvenarias, descarte de entulho; Recomposição de Alvenarias, confecção de bases e arremates; Montagem de fechamento metálico com cobertura para unidades condensadoras; Pinturas. Instalações dos novos Painéis e Interligações Eletricas dos Selfs existentes na: 4SEM; 4SEPE-BT; 4R20; 4R80. Instalação de dois novos Selfs Contained Codex Tosi 15tr a ar remoto na 4R20.

Montagem Eletromecânica de Refrigeração: Execução das interligações frigorificas; Remoção do equipamento Self de ar condicionado – 01; Instalação e Start up de Self de ar condicionado novo – 01; Remoção do equipamento Self de ar condicionado – 02; Instalação e Start up de Self de ar condicionado novo – 02; Instalações e Interligações Eletricas do novo Self incluso fornecimento de Painéis – 01; Instalações e Interligações Elétricas do novo Self incluso fornecimento de Painéis – 02.

USINA 7 KOBRASCO:

CONTRATO: Substituição, fornecimento, adaptação e instalação dos painéis de comando e força das maquinas, nas SE da Moagem 7SEMSE, Pelotamento 7SEPSE, 7SEPSEAT e, Queima 7SEQSE, localizada na Usina 7.

LOCAL: 7SEM; 7SEP-BT; 7SEP-MT E 7SEP-QUEIMA.
ESCOPO DE SERVIÇO: Instalações dos novos Painéis e Interligações Eletricas dos Selfs existentes nas usinas 7SEM; 7SEP-BT; 7SEP-MT; 7SEP-Queima.

Obras e serviços executados na Samarco – Anchieta (ES)
Troca do dos dutos de ar e do antigo ar condicionado central do refeitório.

Desmontagem e descarte dos dutos antigos, fabricação dos novos dutos, montagem dos novos dutos, fornecimento e Instalação de grelhas e venezianas. Montagem eletromecânica as linhas de refrigeração, execução das interligações frigorígenas, instalações e Interligações de quadro elétrico.

Troca do dos dutos de ar e do antigo ar condicionado central da sala de controle.

Desmontagem e descarte dos dutos antigos, fabricação dos novos dutos, montagem dos novos dutos, fornecimento e Instalação de grelhas e venezianas. Montagem eletromecânica as linhas de refrigeração, execução das interligações frigorígenas, instalações e Interligações de quadro elétrico. (09/04/2012 - 28/02/2014)

·     Local: Cerne Serviços de Urbanização (RJ)/ Prefeitura do Rio
Cargo: Técnico em Segurança do Trabalho
Ligado ao Programa Hortas Cariocas da Subsecretaria de Conservação e Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, sendo o elo entre a empresa e a Prefeitura. Com isso executando toda logística e fiscalização das obras do projeto, pedidos de material de obra, fiscalização do uso de equipamentos de proteção e condições de trabalho nas diversas hortas comunitárias do projeto espelhadas pelo estado do Rio de Janeiro. (29/09/2014 - 03/03/2017)

·     Local: ECP Environ Consultoria e Projetos LTDA (RJ)/Prefeitura do Rio
Cargo: Técnico em Segurança do Trabalho
Continuando o trabalho Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro com Programa Hortas Cariocas, dessa vez iniciando a prestação de serviços como MEI, Micro Empreendedor Individual pela ECP Environ Consultoria e Projetos LTDA. (01/06/2019 - até o presente momento).

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

·     Curso INE-RJ de informática:
    Windows; Word; Excel; Access; Internet básica.

·     Curso de informática SENAC Vitória (ES):
    AutoCad 2D.

·     Cursos de informática da Universidade Carioca:
Introdução à informática; Power Point básico; Flash 4.0; Dremweaver 3 básico; Corel Draw 9 básico “atualizado no Corel Draw 12 em curso de férias da Universidade Estácio de Sá”; Sistema operacional MS-DOS; Configuração da Bios Setup; Introdução a redes de computadores; Montagem e manutenção a nível básico; Manutenção e configuração via software.

Um comentário: