domingo, 9 de abril de 2017

Getúlio Vargas o Pai dos Trabalhadores

Outro dia ouvi uma pessoa reclamando do Brasil. Ele comparava o Brasil com países de primeiro mundo e reclamava que o nosso país é um país de vagabundos. Que até nossos direitos são errados, que só no Brasil existe férias remunerada, hora de almoço... Eu já nem o ouvi mais. 

Por que temos que ser iguais aos outros, por que não podemos pensar em ser um exemplo aos outros! Melhorar a partir do que temos, sempre! Não copiar os outros. 

Nem tudo dos países de primeiro mundo é bom simplesmente por que é de lá. Ou será que até o que é ruim temos que copiar, e é bom só por que não é daqui! E a coisa vai tão longe que os “intelectuais” reclamam dos benefícios que temos! 

Mas claro quem estava dizendo isso era “um rico intelectual”, bem viajado, dono de escolas espalhadas por todo país. A situação dele não é de proletário trabalhador como da maioria, e como burguês, os direitos dos trabalhadores o incomodam.
Hipócrita, nem discuti. Mas fiquei a pensar. Ele não é o único a estar vomitando essas coisas por aí. O que gera um desserviço a própria pátria, um burburinho que vai crescendo até que toma vulto tal que acabam lutando por isso realmente nas altas instancias.

Fiquei pensando o quanto as pessoas não tem uma visão histórica das coisas, ou mesmo não buscam informação. As matérias de TV e jornais também são tendenciosas para levar ao povo ao imediatismo, e no contexto final, o povo fica contra o povo... Achando estar lutando inteligentemente pelos seus direitos.

Fiquei lembrando do começo de tudo, pensando no momento da industrialização do Brasil. Onde Getúlio Vargas em São Januário, “hoje o estádio do Vasco” no dia 1 de maio de 1939 cria a Legislação Trabalhista e um ano depois também cria a CLT "Consolidação das Leis do Trabalho", daí surgindo por conseguinte todas as Normas Regulamentadoras, foi nascendo o que hoje é o a Previdência Social e o Sistema Único de Saúde para dar atendimento a esse novo modelo de trabalhador “agora industrial” que vinha ficando doente e se acidentando. 

Surge nesse momento com toda a regularização e benefícios como: 

- Carteira de trabalho; 

- Décimo terceiro salário; 

- Férias remuneradas; 

- Licença a maternidade... 

E tudo isso foi embasado nas normas internacionais traçadas pela OIT "Organização Internacional do Trabalho" através da ONU "Organização das Nações Unidas" para criação de um cenário minimamente aceitável para esse novo quadro trabalhista do nosso país.  
Estávamos naquele momento saindo de um período da nossa história que nossa economia era voltada à agricultura “Café, açúcar, borracha, e outros” e entrando na industrialização. Claro que tudo que é novo requer adaptação e é claro que muitos acidentes nascem nesse momento. Getúlio foi muito proativo nesse sentido criando leis que protegeriam os trabalhadores e seus processos de trabalho. O que pareou no sentido legal o Brasil daquele momento com os países já industrializados. Estes por sua vez haviam aprendido a duras penas que não se deve ver o homem como maquina, que acidentes de trabalho e doenças de trabalho geram problemas não só para o funcionário, mas tem impacto também na produção e no bolso do patrão!

O tempo passou, vivemos outro momento da história. Um momento informatizado, com cada vez mais maquinas fazendo o trabalho do homem. E é fácil ver como nossa história já foi esquecida. Ou talvez nem seja do conhecimento de quem sai por aí falando... "em plena era da informação!".

Precisamos dar valor ao que temos, e administrar nossas fraquezas, e não falar mal até do que temos de bom, como se o certo fosse só o que há lá fora. Aliás, “lá fora” as pessoas costumam ser nacionalistas enquanto nós brasileiros, somos os primeiros a pichar o nosso país!

Aí eu pergunto: 
-Realmente, em muitos países desenvolvidos não há férias remunerada, nem horário de almoço e etc. Mas isso é bom? Ou melhor isso é HUMANO?! 

Como podemos hoje estar reclamando das leis que nos apoiam? Tudo começa assim, com falatório de formadores de opinião. Quando perdermos mais e mais direitos vamos mesmo culpar os políticos?!

Pensem bem...

Um comentário:

  1. Motoristas de ônibus são obrigados a usar fraldas em Seattle, nos Estados Unidos.

    Passar muitas horas no trânsito, sem poder dar uma fugidinha para fazer xixi quando a necessidade aperta: esta é a realidade de vários motoristas de ônibus de Seattle, nos Estados Unidos. Para tentar contornar o problema, os profissionais chegam a usar fraldas geriátricas e carregar garrafas nos ônibus para urinar.
    De acordo com o Seattle Times, os banheiros para os motoristas não ficam abertos durante todo o horário de expediente e algumas rotas não possuem banheiros próximos aos pontos de ônibus, além de o tempo de descanso entre as viagens ser muito curto - especialmente por conta das complicações e atrasos causados por engarrafamentos. O Departamento de Trabalho e Indústria da cidade denunciou que motoristas ainda seriam penalizados por atrasos quando saíssem à procura de banheiros. A empresa também foi punida por não fornecer água corrente, papel higiênico e sabonete em algumas estações durante o período de seis anos.

    Segundo informações do Daily Mail, no período de um ano a empresa King County Metro Transit teve que trocar 60 assentos de motoristas que estavam encharcados de urina. Por não oferecer locais e tempo suficientes para que os profissionais usem o banheiro, o grupo foi condenado a pagar uma multa de US$3,5 mil.
    O Seattle Times ainda ressalta que os motoristas podem colocar os passageiros em risco e perder o controle da direção por segurar a vontade de urinar, além de causar danos ao rins e sistema digestório. "Temos motoristas que estão grávidas e ainda dirigem. Você sabe o quanto a gravidez pressiona a bexiga. Temos homens com 60 anos ou mais. Não podemos mais aturar isso", disse o motorista Hal Poor à revista Crosscut.

    A empresa prevê que os profissionais tenham um intervalo de 15 minutos a cada cinco horas além de parar por cinco minutos entre cada viagem. "Como podemos garantir o intervalo de 15 minutos se você fica 12 minutos atrasado (por causa do trânsito)? Isso está nos documentos, mas, se você ficar preso em um engarramento, não significa que terá esse direito", completou.
    Para o gerente geral da Metro, a condenação foi um alerta. "Não vejo isso como uma falha de programação ou gerência. Aprendemos conforme as pessoas nos mostram assuntos que nos desafiam", comentou. Além da multa, a empresa terá que propor um plano para resolver o problema até o fim do ano.

    Fonte:
    http://extra.globo.com/noticias/mundo/motoristas-de-onibus-sao-obrigados-usar-fraldas-em-seattle-nos-estados-unidos-14653168.html

    ResponderExcluir