quinta-feira, 9 de março de 2017

Aprimoramento do Triângulo (Tetraedro do Fogo)

O Triângulo do Fogo é uma forma didática, criada para melhor ilustrar a reação química da combustão onde cada ponta do triângulo representa um elemento participante desta reação. 

Para que exista Fogo, três elementos são necessários: 
 
- O Combustível;

- O Comburente (Oxigênio) e;

- O Calor (Temperatura de Ignição). 

O que em forma gráfica gera o triângulo do fogo.

Entretanto, o triângulo foi aprimorado para o tetraedro do fogo, acrecentando-se o elemento reação em cadeia. Essa é a grande diferença entre o triângulo e o tetraedro.

O motivo disto é simples. Os combustíveis após iniciar a combustão geram mais calor liberando mais gases ou vapores combustíveis, sendo que os átomos livres são os responsáveis pela liberação de toda a energia necessária para a reação em cadeia.

Sucessivamente, se forma a cadeia de combustão, produzindo a sua própria energia de ativação (calor), enquanto houver suprimento de combustível (hidrogênio), assim gerando o fogo.

Segundo a química, o fogo nada mais é que uma reação química. Uma reação especial, na verdade, chamada de combustão, cuja característica principal é a produção e liberação de calor.
Como toda reação química, para ocorrer é necessário o ambiente ideal, com as substâncias ideais (reagentes), dosagens e condições favoráveis.

Para que ocorra o fogo é necessário que exija, sempre e obrigatoriamente, quatro coisas:

Combustível - material que será oxidado (papel, madeira etc), ou seja, é tudo aquilo que pega fogo;

Comburente - material que será reduzido (oxigênio);

Ignição - geralmente uma fonte de calor, para iniciar o processo de combustão, pode ser um atrito, chama ou outra reação química que produza um calor inicial para começar o processo.

E como estamos falando no tetraedro do fogo, temos a...

Reação em Cadeira - após iniciado o processo, parte do calor liberado é usado para ser ignição e continuidade do processo de combustão.

O que em forma gráfica gera o tetraedro do fogo.

Um comentário:

  1. Muito bom testei mim fez refrescar a memória sobre a aular que eu tive sobre isso.

    ResponderExcluir